domingo, 14 de março de 2010

Mercado profissional

Já se passou o tempo em que o profissional contábil era visto apenas como um escriturador ou um guarda livros, hoje em dia o contador representa muito mais que isso, é ele que tem as principais informações sobre o passado, o presente e até mesmo o futuro da empresa ou entidade para quem presta seus serviços. Porque na época em que vivemos informação é poder, e certamente esse é um dos motivos para que essa área seja tão ampla no mercado de trabalho e venha se expandindo cada vez mais.
O profissional contábil pode desenvolver atividades de auditoria, perícia, controladoria, finanças, investimentos, consultoria e acessoria. Poderá ser empreendedor prestando serviços contábeis, profissional liberal, funcionário de empresas públicas e privadas, professor e pesquisador, além de poder realizar concursos públicos para várias áreas nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

Algumas áreas em alta hoje são:

Auditoria: certificação de informações contábeis, avaliação de riscos de negócios

Contabilidade internacional: controle de dados seguindo normas internacionais

Custos: apuração de custos das empresas

Controladoria: o controle de dados para a gestão da empresa

Conforme o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Rogério Rokembach,o mercado para o contador está aquecido.
- O Brasil vem crescendo e quanto mais cresce a economia, mais contadores será preciso. Mesmo com a grande quantidade de cursos, o mercado ainda absorve os bacharéis. Na auditoria, por exemplo, faltam profissionais. Há muita demanda – diz Rogério.

A novidade na área, é a contabilidade internacional. A partir de 2009 o Brasil terá de adotar normas internacionais para fazer suas contas. Grande empresas e bancos serão os primeiros a se adaptarem ao novo sistema. Mas em uma escala crescente, a necessidade será para todos e promete ampliar ainda mais o mercado.
A média de remuneração é de R$ 1,8 mil para iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário